Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Base para pele oleosa: dicas para acertar na escolha

Vamos combinar: toda e qualquer pessoa vaidosa sonha em criar uma make perfeita, de longa durabilidade e com aspecto sequinho. Entretanto, quem possui a cútis com alta tendência a produzir sebo, sabe que esse desejo por se tornar um tanto difícil, especialmente durante as temporadas mais quentes do ano.

Porém, não estamos dizendo que esta é uma tarefa impossível. Ao tomar os cuidados necessários, é possível encontrar uma boa base para a pele oleosa, por exemplo, e garantir um visual impecável. Nessa fase, o ideal é começar conhecendo as características da sua derme e, depois, recorrer às fórmulas que dão match com o seu perfil.

Assim, que tal embarcar com a gente neste conteúdo exclusivo e desvendar alguns truques essenciais para uma rotina de beleza? A seguir, te contamos como encontrar uma boa base para a pele oleosa e brilhar muito por aí. Anote tu-do!

O que é uma pele oleosa?

Antes de tudo, é importante entender quais são as características da sua cútis. Afinal, será que ela, de fato, é oleosa? Para tanto, a recomendação é ficar de olho em alguns sinais simples, que podem ser apresentados facilmente pela derme.

Normalmente, as faces que se encaixam nessa categoria tendem a contar com os poros bem aparentes e dilatados. Fora isso, elas possuem um visual mais brilhante, com foco na região “T” do rosto, que abrange a testa, o nariz e o queixo.

Aliás, as peles oleosas são aquelas com maior tendência a desenvolver cravos e espinhas. Logo, se você entende que tais questões afetam a sua cútis, é bem provável que a sua pele seja oleosa.

A importância do autoconhecimento

Quando atentamos às necessidades da nossa pele, conseguimos acertar em cheio na hora de escolher bons produtos para nos acompanhar, seja em relação à maquiagem ou ao próprio skincare.

Hoje em dia, não faltam opções de fórmulas desenvolvidas para cada tipo de pele, capazes de oferecer os nutrientes necessários para o seu desempenho pleno.

E o resultado? Não poderia ser outro: com essa atenção, conseguimos potencializar os nossos traços positivos, conquistando um look muito mais belo e, claro, saudável.

Como escolher uma base para pele oleosa?

Não é preciso ser nenhum expert em beleza para saber que, atualmente, este mercado é extremamente amplo. Basta ir às compras que, rapidinho, conseguimos encontrar uma infinidade de bases para pele oleosa.

Algumas, com uma cobertura mais pesada; enquanto outras, mais leves e naturais. Seja como for, é bacana considerar alguns pontos antes de fechar o seu pedido, como os que citamos nos próximos tópicos. Espia só!

Analise a textura da base

O primeiro passo ao escolher uma base para pele oleosa é, certamente, conferir a textura do produto. Até porque, este fator irá interferir diretamente no resultado da sua produção — a deixando mais sutil ou carregada.

Quer ver só? Atualmente, as versões de base em pó são excelentes para quem possui esse tipo de pele, uma vez que ajudam a equilibrar a oleosidade, adicionando um acabamento matte e duradouro.

Além disso, esses produtos são bem fáceis de aplicar e, logo, podem ser utilizados para retocar o visual no decorrer do dia a dia. Mas, se você é do time das que não abrem mão de uma base líquida, tudo bem! Nesse cenário, prefira as composições desenvolvidas especialmente para as peles mistas ou acneicas, também conhecidas como “não comedogênicas”.

Observe o acabamento

Seguindo com as nossas dicas sobre como escolher uma boa base para a pele oleosa, vale analisar o acabamento oferecido pelo produto.

Resumidamente, as versões que garantem um efeito matte são as mais recomendadas, já que conseguem fazer com que o rosto fique sequinho por longas horas.

Entretanto, para conquistar esse resultado é interessante seguir à risca uma rotina de skincare exclusiva para a pele oleosa, pautada pelos seguintes passos:

  • fazer a higienização com sabonete facial de limpeza profunda;
  • prezar pela esfoliação semanal;
  • utilizar um hidratante facial com toque seco;
  • aplicar um bom protetor solar diariamente.

Considere a cobertura da base para pele oleosa

No geral, a base é um produto utilizado para uniformizar a pele, mantendo o seu tom equilibrado. Uma vez em ação, elas são excelentes para cobrir as manchinhas, camuflar cicatrizes e suavizar qualquer incômodo que você possa ter. 

Contudo, é possível encontrar bases com diferentes níveis de cobertura, sabia? Há aquelas que conseguem cobrir levemente o rosto e, outras, que oferecem um disfarce bem mais natural. Espia:

  • Base com cobertura leve: ideal para quem deseja um efeito simples. Porém, não é indicada para quem apresenta acne e olheiras, já que não consegue camuflar totalmente essas áreas;
  • Base com cobertura média: ajuda a preparar a face para receber outros produtos, como os corretivos e contornos. Com essa versão, é possível uniformizar e esconder detalhes do rosto, mas sem exageros;
  • Base de alta cobertura: excelente solução para uma produção completa, com aspecto profissional. Poderosa, a opção consegue disfarçar toda e qualquer imperfeição, como manchas escuras e cicatrizes.

Confira a composição da fórmula

Para as pessoas com a pele oleosa, é sempre bom analisar atentamente a fórmula da base. O motivo? Dependendo dos ativos presentes no produto, a sua pele poderá ficar ainda mais comprometida, com os níveis de produção de sebo altíssimos.

Portanto, muita atenção nessa hora. Para não cometer erros, invista nas versões oil-free, ou seja, sem a adição de óleo. Caso contrário, o produto não terá uma fixação boa no seu rosto, aumentando ainda, o risco de obstrução dos poros. É melhor evitar!

Diz aí, bb: gostou das nossas dicas sobre como arrasar na escolha da base para pele oleosa? Agora que você já sabe tudo a respeito do tema, o que acha de explorar o nosso blog e conferir outros conteúdos interessantes? No Portal Mondaine, é possível encontrar dicas de moda, de beleza e até de lifestyle. Se joga!

Leave a comment

0.0/5

Mondaine © 2024. All rights reserved.