Transição capilar: dicas de como encarar essa fase numa boa!

Como você já deve ter reparado bem, estamos vivendo em uma era de libertação. Se antes éramos reféns da moda ou do universo da beleza, hoje, cada vez mais, as pessoas estão deixando de lado os padrões impostos pela sociedade e assumindo o que são de verdade. E, claro, isso também envolve as nossas madeixas, sabia? De uns tempos para cá, muitas meninas vêm apostando todas as suas fichas na chamada transição capilar.

Basicamente, o processo tem o objetivo de abandonar os procedimentos químicos e permitir que os seus fios cresçam lindos, leves, soltos e enroladinhos. Muito além da estética, esse conceito engloba questões importantíssimas para a nossa vida, como a autoestima, já que mostra que todo tipo de cabelo é lindo — dos lisos aos mais crespos.

Mas, cá entre nós: mudar o visual, de uma hora para outra, não é tão simples assim. Durante o procedimento, há quem entre em crise e comece a estranhar o look. A gente conhece muito essa situação e, por isso, reunimos no post de hoje algumas dicas poderosas e que facilitarão a transformação. Curiosa? Siga a leitura e anote os detalhes!

Tudo sobre a transição capilar

Até aqui, já deu para imaginar o que é a tal da  “transição capilar”, correto? Para a alegria de muitas garotas, estamos vivendo em uma era de exaltação do natural. Isso significa que, depois de um longo período utilizando todas as técnicas para manter as madeixas lisas, você já pode mostrar para o mundo como elas são verdadeiramente.

E isso não diz respeito somente ao formato do seu cabelo, como também, ao volume, ao frizz e, até mesmo, a cor que ele naturalmente possui. Todo o processo é demorado e requer bastante paciência, é verdade. Antes de investir na ideia, tenha em mente que não existe um prazo pré-estabelecido para que as suas madeixas voltem a ser como elas eram antes da química. Esse resultado dependerá — unicamente — da sua vontade e determinação.

Como ficam as madeixas depois?

Agora, você deve estar se questionando “como o meu cabelo vai ficar após a transição capilar?”, não é mesmo? Muitas meninas se deparam, frequentemente, com essa dúvida, já que passaram boa parte da vida utilizando produtos para modificar a forma dos fios.

A resposta para essa pergunta é uma só: eles continuarão belíssimos — tanto com os cachos maiores, quanto crespos ou, simplesmente, ondulados. A grande vantagem é que, além de estarem em seu formato natural, eles permanecerão muito mais saudáveis e fortalecidos. Vale super a pena!

transição capilar

Dicas para vencer to-dos os obstáculos da transição capilar

Depois de entender o conceito de transição capilar e estar decidida a embarcar nessa mudança super empoderada, que tal conferir algumas dicas que ajudarão você a ficar mais tranquila — e bonita — ao longo de cada fase? Espia só a nossa seleção:

Comece pelo famoso big chop

Assim que você começar a pesquisar sobre transição capilar, começará a encontrar, várias e várias vezes um termo hiper comum nesse universo: o big chop, também conhecido como “corte grande”. Essa técnica serve para retirar, de uma vez por todas, a química presente nas suas madeixas.

Para isso, as meninas costumam “passar a tesoura” sem medo nos fios, mantendo o comprimento bem curtinho mesmo. Em um primeiro momento, tal atitude pode parecer um tanto radical demais. Mas acredite: com o grande corte, será possível pular várias etapas da transição capilar, acelerando o processo e fazendo com que a sua madeixa conquiste o aspecto natural com mais rapidez.

Dica: esse truque pode ser realizado de duas maneiras. A primeira, é cortando o cabelo de uma vez. Já a segunda, é retirando a parte alisada aos poucos, conforme a raiz vai crescendo. Independentemente da opção escolhida, é importante realizar essa etapa em um salão de sua confiança. Não se esqueça!

transição capilar

Invista em técnicas para igualar a textura dos fios

Em uma transição capilar, é natural que parte do cabelo fique com um aspecto cacheado, enquanto outra, permanece alisada. Esse cenário, de fato, faz com que muitas meninas fiquem um tanto incomodadas e, até mesmo, com a autoestima bem abalada.

Nada de pânico, hein? Antes de se descabelar, a solução é aprender a texturizar as pontas que estão lisinhas. A intenção é fazer com que a extremidade do seu cabelo ganhe um visual semelhante ao da raiz, criando assim, um resultado harmônico e sutil. Também é uma excelente maneira para você ir acostumando com o novo aspecto do cabelão — e não estranhar quando ele estiver “de cara nova”.

São vááários segredinhos para alcançar esse efeito. Quer ver só? Se você pretende manter os fios com cachos abertos, basta deixar o cabelo úmido, dividi-lo em diferentes mechas, torcê-las e secar, cada uma, com o secador. Por outro lado, se o seu lance é manter o cabelo com cachos pequenininhos e bem definidos, utilize bobs exclusivos para enrolar as mechas úmidas e deixá-las bem firmes até secarem. Não tem erro!

transição capilar

A boa e velha escova também é uma alternativa

Acordou em um dia mega corrido e está sem tempo para aplicar cremes ou bobs na cabeleira? Tudo bem! Uma dica prática — e eficaz — para encarar uma agenda cheia, é utilizar a boa e velha escova. A sua única missão será comprar uma escova de primeira, um secador potente e alisar os fios antes de sair de casa, deixando todos uniformes e lisinhos.

Mas, tenha cuidado: esse truque deve ser utilizado apenas quando não há tempo de sobra. Caso contrário, a alta temperatura do equipamento térmico poderá se tornar a sua grande vilã ao longo do processo. Quando utilizado em excesso, o secador faz com que o cabelo fique mega ressecado e com a estrutura comprometida.

Se, mesmo assim, você precisar recorrer a essa opção, não se esqueça de aplicar um protetor térmico — em forma de spray ou creme —, que é ótimo para criar uma camada protetora ao redor dos fios e, de quebra, manter o seu penteado intacto por muito mais tempo.

transição capilar

Aposte em diferentes penteados e garanta um visual em dia

Os penteados também são excelentes alternativas para camuflar a diferença de textura e fazer com que você saia cheia de estilo por aí.

Atualmente, há inúmeras produções que podem ser usadas por quem está passando pela transição capilar. As poderosas tranças de boxeadora e o clássico coque alto são algumas opções que merecem a sua atenção.

Você ainda pode apostar nos acessórios para disfarçar esse “probleminha”, sendo as faixas de cabelo, turbantes e tiaras alguns elementos incríveis para repaginar o visual enquanto o cabelão cresce lindo e saudável. Bora experimentar?

transição capilar

Agora é com você, fashion girl: após conhecer todos os truques para vencer a transição capilar, pode ficar tranquila que essa fase será mais simples do que parece!

E se você está a fim de continuar por dentro de outros conteúdos completos como este, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e acompanhar tooodas as novidades em primeira mão!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *