Polêmica fashion: a estampa tie-dye voltou! Vai encarar?

Ela foi sucesso absoluto nos anos 1960, quando era uma referência do movimento hippie. Depois, nos anos 1990, voltou novamente para homenagear os surfistas. Agora, em 2019, reapareceu cheia de polêmica e completamente repaginada para atualizar o nosso closet. Sim, fashionista, estamos falando da famosa estampa tie-dye!

 

Conhecida por ser bem coloridona e, até mesmo, carregar uma pegada psicodélica, essa padronagem deu as caras em vários desfiles internacionais, como o da Chanel e de Roberto Cavalli. Um luxo!

Para alguns, ela é motivo para torcer o nariz. Já para outros, a estampa é a pedida certa para ousar e criar os looks mais inusitados. Mas e você, o que acha da novidade? Pensando em te inspirar a usar e abusar dessa trend, montamos um post recheado de dicas e inspirações. Vem que a gente te conta tuuu-dooo!

Mergulhe na polêmica estampa tie-dye

Por todos os lados, as fashionistas não param de comentar sobre a estampa tie-dye. Para que você entenda direitinho sobre o print, que tal irmos até à origem da palavra? Do inglês, tie, significa amarrar e dye, tingir — e é justamente assim que a padronagem é criada.

Para alcançar o efeito estampa tie-dye da peça, é preciso amarrar, dobrar ou amassar o tecido e, posteriormente, utilizar diferentes tonalidades. O resultado é sempre bastante marcante e original.

A princípio, a onda começou a ser utilizada na era hippie, lá por volta de 1960. Anos mais tarde, em 1990, foi a vez dos surfistas roubarem a cena e usarem roupas com o print. E como a moda vive se reinventando, o ano de 2019 veio para dar uma modernizada na estampa tie-dye. Esqueça as t-shirts ou blusas ciganinhas típicas do litoral — hoje, essa padronagem está surgindo nas mais inusitadas roupas, como camisas sociais, croppeds, saias midi e, até mesmo, no bom e velho jeans.

Ou seja, o novo tie-dye saiu das praias e dos festivais de música e começou a conquistar o seu espaço no street style. Agora, você não precisará pensar duas vezes antes de usar uma roupitcha que siga essa proposta, seja para trabalhar ou, até mesmo, curtir um evento mais sofisticado à noite.

Segundo as celebs e it girls mais ousadas, essa é a oportunidade que faltava para caprichar no visual e deixar qualquer produção transbordando originalidade. Já imaginou que demais?

estampa tie-dye

4 dicas para arrasar com o print em vários momentos

Agora que você já está ligada na estampa tie-dye e nas suas novas versões, que tal conferir algumas dicas super práticas para apostar de vez na tendência? Selecionamos opções incríveis e que poderão compor produções para qualquer ocasião. Espia só:

Dica #1: no office

Quando falamos sobre a estampa tie-dye, automaticamente, muitas pessoas imaginam aqueles looks de praia bem despojados. Mas a novidade da vez, é que essa padronagem pode, sim, ser usada nas produções para ambientes corporativos. Esse é o caso de calças, camisas sociais ou as chiquérrimas saias de alfaiataria.

Para quem quer começar as poucos, a nossa dica é utilizar apenas uma peça em tie-dye. Já as restantes, devem ser, de preferência, neutras e lisas. Depois que se acostumar com a proposta, até existe a possibilidade de criar combinações todinhas nesse print.

Dica de ouro: também vale a pena apostar em estampas mais discretas e que fujam um pouco da proposta psicodélica do print, como as versões em tons sóbrios ou p&b.

estampa tie-dye

Dica #2: em looks descoladex

Boa parte das pessoas espera a semana inteirinha para curtir a chegada do fim de semana — com certeza, você também, né? Por isso, nada melhor do que mergulhar no tie-dye para deixar as suas produções ainda mais descoladas e cheias de atitude.

Nesse caso, está liberadíssimo utilizar a estampa em calças e shorts jeans, saias longas e curtinhas, croppeds, blusinhas e, até mesmo, como uma segunda pele.

Ah, as roupas mais soltinhas também são excelentes e cumprem muito bem essa proposta, viu? Macacões, pantacourts, kimonos, jardineiras são alguns exemplos que você pode — e deve — experimentar. Vai lá e arrasa!

estampa tie-dye

Dica #3: para a night

Outra opção baphônica, é usar peças com tie-dye durante a noite. Com essa estampa moderna, qualquer vestidinho mais simples consegue ficar bem sofisticado e urbano, fazendo você brilhar muito em uma baladinha ou festa mais glamourosa.

Está em dúvida sobre como escolher o traje perfeito para a night? É super fácil: priorize os modelitos que tenham a ver com o seu estilo e personalidade. Depois, se preocupe com a estampa da peça. Isso fará com que você fique mais à vontade para usar e se acostumar com o tie-dye.

Quer mais uma styling tip bacana? As minimalistas de plantão também podem aproveitar a tendência! O segredo é escolher acessórios, detalhes ou somente uma peça com essa padronagem. O resultado, será um look fashion e hiper harmonioso. Bora testar?

estampa tie-dye

Dica #4: faça a sua própria estampa

Como vimos até aqui, quando usado da maneira certa, o tie-dye consegue ser super versátil e democrático. Mas essa não é a única vantagem da estampa!

Além de transbordar estilo e atitude, o print conta com um diferencial e tanto: ele pode ser feito por você mesma! É isso aí! Seguindo alguns passos simples, é possível transformar aquela roupinha sem graça em uma peça maravilhosa. Se liga como é fácil:

  • Passo 1: escolha uma peça branca. Para começar, é legal apostar em uma t-shirt de algodão.
  • Passo 2: separe também um barbante e corantes nas tonalidades em que deseja tingir o tecido.
  • Passo 3: com o barbante, amarre a camiseta como preferir. Você pode fazer quantas amarrações desejar; reserve alguns recipientes com água fervente e 2 colheres de sal grosso.
  • Passo 4: em cada um, coloque a tonalidade de corante da sua preferência. Por último, mergulhe cada parte amarrada do tecido em uma cor.
  • Passo 5: espere a sua obra de arte secar e brilhe muito!

estampa tie-dye

E aí, fashion girl, curtiu conhecer a tendência da estampa tie-dye? Acredita que essa onda vai conseguir conquistar um cantinho especial no seu closet? Deixa o seu comentário aqui no post. Vamos adorar ter você mais pertinho! <3

E se quiser ficar ainda mais por dentro do universo da moda, aproveite a leitura para conferir a nova coleção outono/inverno da Mondaine, que está um arraso só!

Mondaine Brasil
Related Posts

Discussion about this post

  1. Pedro disse:

    Amo esse estilo que entrou com tudo, tanto na moda feminina como na masculina e está fazendo bastante sucesso.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *