Homens na cozinha: dicas para você se aprofundar no assunto

homens na cozinha

Já faz um tempo que a culinária deixou de ser um assunto apenas voltado para o público feminino. Hoje, muitos homens da nova geração vêm, a cada dia, se interessando mais pelo mundo da gastronomia.

Afinal, cozinhar pode ser muito mais fácil do que você imagina e, além disso, a atividade traz uma série de benefícios terapêuticos para quem a pratica: alivia o estresse, integra a família e ajuda a manter a mente focada e ativa.

Tá afim de se aprofundar melhor no assunto? No post de hoje, você encontrará dicas especiais para homens na cozinha. Anota aí!

Deixe o espaço bem organizado

Se você está começando a sua jornada na cozinha e não sabe qual o próximo passo, fica a dica: a organização deve vir sempre em primeiro lugar!

Antes de preparar qualquer refeição, é importante separar todos os ingredientes que serão utilizados — carnes, temperos, grãos, legumes, verduras e frutas. Lave cada um deles cuidadosamente, descasque, corte e separe conforme pede a receita.

Além disso, não deixe de prezar pela higiene, lavando todos os utensílios antes e logo após o uso. Isso fará com que, além de otimizar o seu tempo na cozinha, você mantenha os itens limpos e bem armazenados para a sua próxima aventura.

Lembre-se: ter higiene não é bobagem, mas sim, um ponto indispensável para zelar pela sua saúde e qualidade das refeições.

Comece com os preparos simples

homens na cozinha

No início, é comum não sabermos por onde começar. Não espere iniciar a sua jornada gastronômica preparando pratos pra lá de sofisticados, como um verdadeiro chef. É preciso iniciar o seu aprendizado aos poucos!

Se estiver planejando testar uma receita nova, reserve um tempo na sua agenda para ir ao supermercado. Isso aí! Procure conhecer os ingredientes, peça dicas para os seus amigos e familiares sobre como escolher carnes, frutas e verduras e pesquise receitas sobre preparos básicos.

Quer ver um exemplo? Uma excelente maneira de começar a cozinhar, é aprender a fazer o arroz, refogar os legumes ou, até mesmo, fritar um simples ovo.

Aos poucos, os seus conhecimentos irão se aperfeiçoando e você terá mais segurança para apostar em técnicas mais avançadas.

Experimente novos temperos

homens na cozinha

Para você se familiarizar, há ingredientes como o sal, a cebola e o alho que marcam presença em boa parte das receitas. Mas você também pode ousar e experimentar novos sabores, que são ótimos para realçar ainda mais o sabor das suas preparações, proporcionando muito mais aroma e cores.

Dentre os mais utilizados, podemos destacar o louro, coentro, alecrim, manjericão, orégano, salsinha, tomilho, cebolinha verde e, claro, a pimenta.

A nossa dica para os inexperientes é: antes de usar qualquer tempero, sinta o cheiro. Caso o aroma esteja fraco demais ou você perceber que as ervas não estão tão frescas, descarte a ideia. O ideal é sempre utilizar ingredientes frescos e bem conservados.

Homens na cozinha: cuidado com o cabelo e a barba

homens na cozinha

Mesmo quando cozinhamos em casa, para os nossos convidados, é preciso tomar cuidado com alguns aspectos, como os seus pelos faciais. E quando o assunto diz respeito aos homens na cozinha, a barba e o cabelo, devem ser bem cuidados para que nenhum prato seja prejudicado.

Olha só as nossas sugestões para que você evite situações desagradáveis:

Manter a barba aparada

Se você tem barba e pretende cozinhar, não há saída: é preciso aparar os pelos da região. Isso porque, as barbas muito volumosas ou longas oferecem mais risco para que a sua comida apresente alguns fios — o que, sem dúvida, é muito desagradável, principalmente, se você estiver recebendo alguns convidados.

Então, para fugir dessas situações, prefira manter a sua barba aparada. Escolha um estilo que lhe agrade, como o corte cerrado ou cavanhaque.

Usar cera para barba

Você sabia que, além de ajudar a deixar o visual cheio de personalidade e estilo, a cera para barba protege os fios contra os efeitos causados pelo calor da cozinha?

A vantagem é que, com o produto, você poderá modelar os pelos de acordo com as suas preferências e ocasião. Com os fios alinhados, a sua aparência ficará em dia e você terá mais segurança para executar as suas receitas.

Quer uma inspiração para deixar a sua barba aparada e arrasar na cozinha? Basta conferir o visual de chefs renomados, como o jurado do Masterchef, Henrique Fogaça, ou o paulista Alex Atala.

Leia também “5 acessórios indispensáveis no closet dos homens”

Conheça sites e canais especializados no assunto

homens na cozinha

Outra maneira de aprender novas técnicas e se aprofundar no mundo da gastronomia, é acompanhar sites ou canais especializados no assunto. Abaixo, listamos os mais acessados:

1. Tastemade

Se você vive conectado nas redes sociais, já deve ter se deparado com um vídeo ou outro da Tastemade, certo? O canal conta com alguns influenciadores digitais que oferecem conteúdos para diversos segmentos, como receitas sobre a cozinha brasileira, doces, sucos ou, inclusive, gastronomia internacional. Todas essas receitas podem ser acessadas pelo próprio site da Tastemade, no Youtube ou pelas suas páginas no Instagram e Facebook. Fácil, né?

2. Rolê Gourmet

Se você é daqueles que não entende muito bem sobre cozinha e está sempre pedindo dicas para resolver as suas receitas, não deixe de conhecer o Rolê Gourmet! No canal, você encontrará conteúdos produzidos pelos youtubers PC Siqueira e Otávio Albuquerque, que ensinam a fazer refeições simples, saborosas e que certamente conquistarão os seus convidados. Para completar, a dupla também ensinará você a preparar drinks incríveis, seja para um jantar mais elaborado, churrasco ou happy hour. Vale a pena conferir!

3. Ana Maria Brogui

O Ana Maria Brogui tem o nome muito similar ao de uma apresentadora que já conhecemos muito bem: a Ana Maria Braga. A diferença, é que aqui, o conteúdo é comandado por Caio Novais, que disponibiliza conteúdos super divertidos. Entre as receitas, você encontrará pratos simples, mas que são essenciais na vida do homem moderno e que mora sozinho. É uma excelente opção para aprender a cozinhar de um jeito fácil, delicioso e, inclusive, dar umas boas risadas.

Com todas essas dicas, fica muito mais fácil se arriscar na cozinha e, quem sabe, preparar pratos capazes de arrancar elogios!

Diz aí, você curtiu as nossas dicas sobre homens na cozinha? Aproveite e compartilhe esse post com os seus amigos nas redes sociais! Quem sabe eles também não investem na culinária como você?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *