Guia Definitivo: como comprar óculos de sol que são a sua cara!

Quem adora caprichar no visual, com certeza já se deparou com uma dúvida muito comum: como comprar óculos de sol e acertar em cheio na escolha? A princípio, encontrar o modelo perfeito pode até parecer fácil, mas, nem sempre, aquele item belíssimo vai combinar bem com o seu rosto e estilo.

Pensando nisso, criamos um Guia Definitivo do Óculos de Sol, com todos os segredinhos para facilitar essa tarefa. Durante a busca pelo shape dos sonhos, vale conferir o seu formato de rosto, acompanhar o que está em alta na moda e, até mesmo, apostar naquela opção que melhor combina com as suas produções.

Curtiu a ideia? Então, fashion girl ou boy, acompanhe este post exclusivo e descubra, de uma vez por todas, as dicas infalíveis de eyewear!

#1 Identifique o seu formato de rosto

O primeiro truque de mestre para arrasar na escolha do acessório, é identificar o seu formato de rosto. A razão para isso é simples: cada pessoa possui as características faciais próprias e, muitas vezes, aquele modelinho que ficou in-crí-vel na sua amiga, provavelmente, não terá o mesmo efeito em você.

Sendo assim, ao analisar o seu formato, será bem mais fácil seguir um estilo único e criar produções certeiras. Quer ver só?

1. Rosto redondo

O rosto redondo é composto por bochechas salientes, ângulos delicados e testa e maxilar largos. Uma celeb que apresenta claramente esses traços é a diva Selena Gomez. Nesse caso, o melhor caminho é optar pelos óculos de sol capazes de afinar o rosto, como os modelos retos e com shape retangular ou quadrado — o clássico wayfarer é um deles.

2. Rosto oval

Não tem tempo ruim para aqueles que possuem o rosto oval. Este é o formato que consegue combinar com absolutamente qualquer armação. Geralmente, esse tipo de face conta com as maçãs destacadas, bem como a testa e mandíbulas estreitas. O resultado é um visual longilíneo e fino, como o da it-girl Olivia Palermo.

Embora todos os modelos de armação combinem com esse rosto, há alguns capazes de criar um efeito diferenciado. Os retangulares, por exemplo, são indicados para as pessoas discretas. Já os arredondados, ou borboleta, são marcantes e conseguem dar mais destaque para a face.

3. Rosto de coração

O rosto de coração, ou triangular, é aquele que apresenta a testa larga e o queixo mais fino e pontiagudo. É o mesmo tipo da belíssima Giovanna Ewbank. Para quem possui essa aparência, as melhores armações são as de shape redondo ou oval. Aqui, o tradicional modelo aviador ou o de gatinho são atemporais e se encaixam muito bem!

4. Rosto quadrado

Pessoas com o rosto quadrado apresentam traços fortes, e a largura da testa é igual à da mandíbula e bochechas. Para ilustrar, podemos citar ícones como Demi Lovato ou Angelina Jolie.

Se identificou com essas características? Se “sim”, a dica é investir nos óculos de sol ovais ou redondos, que ajudam a levar mais delicadeza para os traços das extremidades. As opções com lentes oversized também são excelentes para harmonizar o visual.

óculos de sol

#2 Como comprar óculos de sol: siga as trends

Assim como acontece com as roupas, os acessórios também são repaginados a cada temporada. Com os óculos de sol, isso não seria diferente e, para o verão de 2019, já temos alguns modelos que prometem bombar no street style — e em nosso closet!

Tem opções para todos os gostos: itens metálicos, com lentes mini, coloridões e versões totalmente inspiradas nos anos 1990. Um arraso!

Portanto, se você está a fim de fazer uma boa compra, nada melhor do que escolher as peças que vão te dar uma mãozinha para brilhar e ficar com o visual atualizado. As principais trends de eyewear para o próximo ano são:

  • Óculos oversized.
  • Óculos com lentes coloridas: laranja, amarelo, vermelho, rosa e azul.
  • Óculos top bar: com uma barra metálica na parte superior da armação.
  • Óculos esportivos com produções casuais e clássicas.
  • Óculos wayfarer.

óculos de sol

#3 Escolha os óculos ideais para dar um “up” na produção

Não é todo dia que acordamos com total disposição e inspiração para montar um look bapho, não é? Mas felizmente, podemos contar com os acessórios para nos salvar da falta de criatividade e fazer com que qualquer outfit básico fique mais fashion e interessante.

É claro que as armações estilosas não poderiam ficar de fora. Ao comprar óculos de sol diferenciados e descolados, conseguimos adicionar uma pitadinha extra de estilo, até mesmo, naquelas combinações com jeans + t-shirt.

Muitas marcas já sacaram essa ideia e, hoje, é muito fácil encontrar modelos capazes de repaginar o nosso armário. Abaixo, listamos os melhores:

  • Óculos de sol retrô: as versões mini são as queridinhas das fashionistas. Deixam parte dos olhos à mostra e dão um charme especial às produções basiquinhas.
  • Óculos de sol estampado: para as mais ousadas! São modelos com listras, poá, xadrez, florais ou animal print.
  • Lentes flat: não possuem curvatura, carregam um ar futurista e trazem um acabamento espelhado.
  • De coração: o amor está no ar! Esse modelo traz um formato retrô e bem estiloso. É possível encontrar armações com cores claras, transparentes, espelhadas e mais uma infinidade de materiais.

óculos de sol

#4 Desapegue dos gêneros

Toda fashionista já conhece a moda genderless. Agora, para quem não sabe, esse movimento, que ganhou força em 2016, consiste na criação de roupas e acessórios que podem ser usados por todos, independente do gênero.

Ou seja, as mulheres não precisam, necessariamente, comprar óculos de sol cheios de detalhes femininos, como os com strass, estampa de animal print ou cor-de-rosa. E o mesmo vale para os rapazes. Atualmente, existem armações versáteis e que conversam bem com ambos os públicos, dispensando assim, qualquer rótulo.

Ainda em dúvida? Para deixar o preconceito lá no passado, selecionamos alguns modelinhos fantásticos e fáceis de serem integrados em diversas produções. Se liga:

  • Óculos de sol clássico, no modelo aviador.
  • Óculos de sol no estilo top bar.
  • Óculos de sol quadrados.
  • Óculos de sol no modelo wayfarer.
  • Óculos de sol arredondados e de tons neutros, como o preto ou marrom.

óculos de sol

#5 Homens: usem e abusem do acessório

Assim como as garotas, existem muitos boys estilosos por aí. E isso não significa que os rapazes andam nas ruas parecendo árvores de Natal, mas sim, que eles curtem moda e se preocupam em se vestir bem.

Por essa razão, muitos já estão investindo no uso de acessórios, como pulseiras, bandanas, anéis e colares, ótimos para deixar a produção com mais atitude e originalidade. Outro item indispensável para esse público é justamente o óculos de sol. Prática e hiper funcional, essa peça é ideal para quem deseja proteger os olhos da radiação e, de quebra, garantir um outfit bacana.

Assim como para as garotas, o primeiro passo é escolher uma armação que converse bem com o seu tipo de rosto. Depois, está liberado utilizar outros detalhes para deixar o visual ainda mais estiloso, como o uso das correntes. Elas contam com uma pegada vintage, levam personalidade ao look e dão mais segurança para que o acessório não caia no chão. Clique aqui e veja como abraçar essa ideia!

óculos de sol

#6 Quer ficar mais chic? Vai de óculos de sol!

Você sabia que os óculos de sol também ajudam a fazer com que o look pareça mais caro e sofisticado? Isso mesmo! Diferente do que se acredita por aí, não é preciso gastar todo o seu salário com roupas de grife para estar com a aparência em dia — às vezes, um acessório simples e poderoso já é capaz de deixar a sua autoestima lá no céu!

Na hora da compra, aposte em um modelo de qualidade e que tenha longa durabilidade. Antes da decisão, e para não se arrepender, considere as seguintes questões:

  • Proteção: verifique se o produto oferece bloqueio dos raios UV.
  • Armação: os modelos em metal, aço e acetato são excelentes.
  • Design: os formatos clássicos são super elegantes. Experimente as opções maiores, de cores neutras, e que cubram bem a região dos olhos. Para as fashion girls, os modelos oversized e de gatinho são boas pedidas. Já os rapazes podem apostar nos de shape aviador ou retangular.

óculos de sol

E aí, fashionista! Acredita que o nosso Guia Definitivo do Óculos de Sol ajudou você a encontrar o modelo que é a sua cara? Aproveite a leitura e dê uma espiadinha na Loja Virtual Mondaine. Você encontrará diversos acessórios atualizados, descoladex e de altíssima qualidade. Corre lá!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *