Como usar um look monocromático sem ficar sem graça?

Ninguém mais fala de outra coisa! Quando o assunto são as últimas tendências da moda, o look monocromático aparece em primeiro lugar. Blogueiras, fashionistas e celebs vivem sendo clicadas ostentando esse tipo de combinação que, além de ser super elegante e conseguir alongar a silhueta, é fácil, fácil de montar.

 

Mas, por outro lado, há quem acredite que essa produção fica um tanto sem graça, sabe? Afinal, ao criarmos um look to-di-nho na mesma cor, corremos o risco do resultado ficar apagado e passar despercebido por aí. Se esse pensamento já passou pela sua cabeça, pode ficar sossegada! De acordo com a cor escolhida ou dos truques utilizados, é possível criar um outfit pra lá de poderoso — e capaz de arrancar elogios em qualquer ambiente.

O all black e o all white já são bem conhecidos — agora, é o momento de você se jogar em outras alternativas igualmente chiquérrimas e interessantes. Para saber mais, continue acompanhando a leitura e anote as nossas dicas exclusivas!

Afinal, o que é o tal do “look monocromático”?

O look monocromático está na “boca do povo” — e, com certeza, você também já ouviu falar sobre ele. Muitas pessoas, inclusive, seguem esse tipo de produção há muito tempo e nem sequer fazem ideia.

Para te atualizar no assunto, vamos resumir: as combinações monocromáticas são aquelas compostas por uma única cor. Sabe aquele dia em que você acordou sem disposição — ou criatividade — e decidiu montar um visual todinho preto? Caso não saiba, esse é um look monocromático.

No entanto, muito além das composições todas em preto ou em branco, esse estilo pode ser montado a partir de qualquer tonalidade, seja os tons neutros e discretos ou aqueles vibrantes e alegres. Todo pigmento está valendo!

São inúmeras as vantagens de apostar nesse tipo de produção — e que não se limitam à praticidade no dia a dia. Se liga nas principais:

  • os looks monocromáticos são excelentes para ocasiões casuais ou formais;

  • é uma alternativa bem elegante e charmosa;

  • são atemporais, ou seja, nunca, nunquinha mesmo, saem de moda;

  • é uma boa solução para meninas tanto discretas quanto ousadas;

  • vai bem, até mesmo, nos looks de festa, como aqueles que usamos para casamentos ou formaturas;

  • é uma opção que se encaixa perfeitamente em qualquer tipo de corpo.

look monocromático

4 dicas para montar um look monocromático baphônico

Não é porque o look monocromático é composto por uma única cor, que o seu visual precisa ficar apagado ou sem graça. Pelo contrário: investindo nas cores certas e outros truques de styling, você conseguirá montar um outfit que passa bem longe do básico. Quer saber quais são esses segredinhos matadores? Pegue já o seu caderno fashion e anote as dicas a seguir!

1. Texturas e mais texturas

A maneira mais simples — e prática — de fugir do óbvio e deixar o seu look monocromático mega interessante, é investindo no mix de texturas. Em outras palavras, em vez de usar um único tecido para todas as peças, você deverá apostar em materiais diferentes.

Durante o inverno, as melhores alternativas são o couro, o algodão, a lã e o veludo. Já na temporada de verão, a recomendação é dar prioridade aos tecidos mais leves, que é o caso do linho, da seda, da malha e da viscose.

Lembre-se também, de recorrer aos itens texturizados. Tricots, bordados, rendas e couro (sintético!) com textura de cobra são as pedidas certeiras para essa finalidade. Luxuoso demais!

look monocromático

2. Cores poderosas e diferentonas

Esqueça a ideia de que o look monocromático é aquele pautado apenas por cores neutras, clarinhas e discretas. É totalmente possível criar uma produção fantástica, sem precisar recorrer aos tons básicos.

Uma dessas alternativas, é o verde-militar, que está super em alta na moda e pode ser usado em qualquer estação do ano. Agora, se você gosta mesmo é de chamar a atenção, está liberadíssimo utilizar conjuntinhos vermelhos, laranjas, azuis ou rosados. Atitude total!

Dica bônus: na temporada de inverno 2019, as cores que mais estão bombando são os tons terrosos, o nude, o lavanda e as infinitas variações de vermelho. Escolha a sua preferida e brilhe muito!

look monocromático

3. Estampa nos detalhes

Quem é fashionista de carteirinha, com certeza, conhece o truque do ponto de cor. Normalmente, essa estratégia é recomendada para pessoas que estão a fim de criar um look all black ou all white e, mesmo assim, desejam adicionar um pouco de vida no outfit. A indicação é que os acessórios e demais detalhes da combinação sejam pautados por cores intensas e que consigam se destacar do visual.

Mas, para quem já enjoou de seguir esse segredo, há outro método ainda mais eficaz: o do ponto de estampa. Como o próprio nome sugere, essa solução consiste em adicionar nada mais, nada menos, do que detalhes estampados em uma combinação monocromática.

Quer ver só? Imagine que você resolveu criar um look inteirinho em bordô. Para garantir uma pegada diferenciada, basta arrematar o look com uma bolsa, sapato ou cinto em animal print. Simples, fácil e babado!

look monocromático

4. Vários tons, um único look

Você sabia que uma única cor possui diversas tonalidades? Esse é o caso do rosa, que pode ser encontrado em forma de pink, rosa bebê, rosé gold, rosa millennial, rosa neon e muitas outras.

E uma solução perfeita para inovar no seu look monocromático, é utilizando, em um só look, diferentes versões de uma mesma cor. Para isso, vale a pena brincar com as peças até alcançar um resultado legal e caprichado.

Aqui, as sobreposições também são muito bem-vindas, uma vez que criam várias “camadas” de roupa e permitem que você use diferentes tonalidades em um único momento. Não sabe como abraçar essa ideia? A gente dá a letra:

  • a primeira camada da sobreposição deve ser formada por roupas justinhas e lisas: legging, body, t-shirt e meia-calça são algumas delas;

  • a segunda camada será responsável por carregar as peças que terão destaque: vestido, blusa oversized ou camisa social larguinha;

  • a terceira camada pede por itens volumosos: moletom, tricot e blusas de lã;

  • a quarta, e última, camada exige que você invista em roupas quentes: blazers, jaquetas, sobretudos, luvas e lenços.

look monocromático

E aí, fashionista, curtiu as nossas dicas exclusivas sobre os poderosos looks monocromáticos? Agora, diz aí pra gente: qual tonalidade é a sua preferida para compor esse tipo de visual? Deixe a sua opinião nos comentários. Adoramos conhecer o estilo das nossas leitoras! <3

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *