Cachecol masculino: aprenda o jeito certo de usar

cachecol masculino

O friozinho já está marcando presença em nossa rotina. E com a chegada das baixas temperaturas, automaticamente, o nosso closet e vestuário se transformam.

As bermudas, camisetas

e chinelos começam a dar lugar para os casacos, gorros e coletes. Tudo para que a gente fique bem protegido e não passe apuros! Nessa mudança, um acessório indispensável é o cachecol masculino. Amado por uns, odiado por outros, a peça é atemporal, estilosa e o principal: muito quentinha.

O que acha de deixar o preconceito de lado e entender como levar esse item incrível para o seu dia a dia? Dá só uma olhada nas nossas dicas especiais:

Um pouco sobre a história do cachecol

Durante o inverno, ele é o grande destaque dos looks no street style. Confeccionado em diversos tecidos e cores, o cachecol é super democrático: agrada homens, mulheres e crianças. Mas afinal, você sabe como essa peça começou a ser usada nas nossas produções?

De origem francesa, a palavra “cachecol” é uma junção de dois termos: o “cacher”, que significa esconder; e “col”, que diz respeito ao pescoço. Ou seja, “esconder o pescoço”. No entanto, o uso desse item é mais antigo do que imaginamos. Segundo os especialistas, o cachecol começou a ser usado ainda na Roma Antiga.

Na época, a peça era utilizada pelos homens, que a amarravam ao redor do pescoço ou, em alguns casos, na própria cintura. O mais interessante é que o uso do acessório não se limitava aos dias frios: ao longo do verão, alguns soldados usavam um pano molhado, chamado de “focale”, ao redor do pescoço com o objetivo de se refrescarem.

Há também relatos de que, na Croácia, por volta do século XVII, os soldados do exército vestiam o cachecol. Inclusive, eles usavam a peça para identificar a hierarquia do exército — enquanto os oficiais carregavam cachecóis de seda, as demais patentes utilizavam os modelos em algodão.

Ainda assim, levou um tempo para que o cachecol se popularizasse. Foi somente durante a 1º e 2º Guerra Mundial que os militares abraçaram a ideia e o acessório caiu no gosto do povo.

cachecol masculino

As vantagens de usar o cachecol masculino

Não é segredo que o cachecol masculino valoriza qualquer produção. Apesar de ser um acessório descolado, muitos homens ainda resistem ao item — seja por não saberem como usá-lo ou, até mesmo, por imaginarem que a peça se restringe ao universo feminino. Vamos acabar de vez com isso? Então, se liga nas vantagens de usar o cachecol:

Protege contra o frio

É isso aí! No inverno, não há uma peça mais quentinha do que o cachecol. O acessório é ideal para proteger o seu pescoço e, de quebra, evitar que você pegue um resfriado. Para uma composição completa, use também um gorro e luvas estilosas.

Ajuda a levar mais cor para o look

Em geral, os homens usam poucas cores nas suas combinações. Dentre as tonalidades mais escolhidas pelos rapazes, estão os tons neutros e sóbrios, como o preto, branco, cinza e azul. Se você estiver a fim de levar mais cor para o visual, saiba que o cachecol cumpre essa tarefa perfeitamente!

É estiloso

Não há como negar: o cachecol, lenço ou echarpe são excelentes para arrematar a produção. E tem mais — você pode usar a peça em combinações casuais ou formais. Isso mostrará que você se preocupa e cuida do seu visual.

Oferece total praticidade

O cachecol é super fácil de carregar! Você pode levar a peça na mochila, na bolsa e pegá-la assim que o dia ficar mais frio. Existe comodidade maior do que essa?

Para todos os gostos

Pensou que o cachecol poderia ser encontrado em apenas um modelo por aí? Nada disso! Cada vez mais, as marcas estão investindo na confecção de acessórios voltados para o público masculino, como é o caso do cachecol. Você encontrará peças em diferentes tecidos, cores e texturas. O acessório se encaixa em todos os estilos, dos discretos aos mais ousados. Escolha o seu!

cachecol masculino

Aprenda como usar o cachecol ou lenço

Curtiu a ideia de usar o cachecol ou lenço masculino, mas não sabe como levá-lo para o look? Fique tranquilo! Pra não errar na produção, confira abaixo as sugestões especiais que separamos para você:

  • Para quem tem o pescoço curto, a dica é preferir os modelos feitos com tecidos leves e finos. Escolha entre as opções lisas ou com estampas em xadrez ou listras;
  • Escolha o tecido de acordo com a temperatura. Na meia-estação, costumamos usar camisas mais finas, certo? Sendo assim, prefira um cachecol que siga o mesmo padrão. Já os modelos grossos e pesados, são indicados para uma composição volumosa, com jaqueta ou paletó resistente;
  • Para um visual mais descolado, opte por um modelo com franjas. Super cool!;
  • Para os rapazes baixinhos, a sugestão é escolher um acessório da mesma cor da jaqueta, casaco ou camisa. Prefira também os modelos não tão longos, deixando as pontinhas mais soltas;
  • Em dúvida sobre qual cor usar? Aposte no tom mais discreto possível. Os modelos de cores escuras são os que mais facilmente combinam com qualquer estilo. Vinho, azul-marinho, preto e branco são alguns exemplos.

Anote a dica: uma boa maneira de inovar na sua produção com cachecol, é variar os tipos de nós. Há diversos modos de amarrar e dar nós — cabe a você identificar o seu preferido. Vamos aos exemplos? Um casaco despojado conversa melhor com um laço folgado. Por outro lado, um nó estilo gravata fica perfeito quando usado com peças formais.

Veja abaixo algumas sugestões de look!

cachecol masculino

Não sabe como fazer um nó de cachecol masculino? Veja o vídeo abaixo:

Fala a verdade, o cachecol é uma peça incrível, não é? E não se preocupe: você pode apostar nessa ideia tanto para eventos casuais, quanto para ocasiões formais, como no ambiente de trabalho. Tendo equilíbrio e cuidado, não tem erro!

E aí, gostou das nossas dicas sobre como usar o cachecol masculino e se proteger (com muito estilo) nos dias mais frios? Para continuar por dentro de mais dicas incríveis como estas, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *